O tamanho do pênis normal no homem brasileiro foi pouco estudado. Acredita-se que qualquer tamanho entre 4 a 18 cm em repouso e 7 a 27 cm ereto esteja dentro do normal. O que realmente importa é a função sexual. Neste caso, desde que você consiga obter e manter ereções, suficientes para penetração, que permitam levar a relação sexual até o final, não há necessidade de se preocupar com o tamanho do pênis. A discussão sobre as preferências individuais de homens e mulheres quanto ao melhor tamanho do pênis é muito polêmica e envolve aspectos culturais, emocionais e íntimos. Não existe consenso sobre esse tema. A Sociedade Brasileira de Urologia condena a realização de procedimentos para alongamento do pênis por enquanto, pois ainda considera todos os tipos como tratamentos em desenvolvimento (ainda em avaliação clínica).
Estes sintomas podem significar vários tipos de problema. Pode haver infecção urinária, presença de cálculos urinários (pedras nos rins, ureteres ou bexiga), inflamação uretral ou testicular. Normalmente, um histórico clínico completo é necessário, associado a exame clínico e, provavelmente, exames complementares. Procure um TiSBU (médico titular da SBU) para fazer uma avaliação completa. Lembre-se que quanto mais tempo levar para consultar um médico, mais difícil pode ser a resolução do problema.
Você pode ter uma inflamação da pele do pênis chamada “balanopostite”. A causa mais comum dessa doença é uma infecção por um fungo conhecido como Candida albicans, também chamada de candidíase. Esta infecção provavelmente existe em sua parceira. Qualquer casal sadio pode ter este tipo de infecção eventualmente. Todavia, a troca frequente de parceiras, condições inadequadas de higiene e baixa resistência imunológica também são possíveis causas. É necessário fazer uma avaliação clínica para confirmar este diagnóstico, pois existem outras doenças que podem simular a candidíase e nesse caso o tratamento pode ser bastante diferente. Procure um TiSBU para receber uma orientação apropriada.
O pênis torto normalmente é tratado com cirurgia de correção da curvatura, recomendada geralmente quando está atrapalhando o ato sexual. Trata-se de cirurgia que tem como finalidade principal tornar o pênis mais retificado possível para permitir a penetração sem dor. A cirurgia pode provocar um pequeno encurtamento do pênis, é rápida e segura.
Os sintomas que você refere podem representar uma infecção, uma inflamação transitória da uretra ou até podem ocorrer em pessoas normais. Nossos esclarecimentos são mais específicos quando você já tem um diagnóstico feito pelo seu médico. Procure um TiSBU para maiores informações.