Define-se disfunção erétil, ou impotência sexual masculina, como a dificuldade de atingir ou de manter uma ereção suficiente para que a relação sexual seja bem-sucedida. Existem três fatores essenciais para o homem atingir uma função erétil satisfatória: ter disposição para a ereção, alcançar uma ereção rígida e manter a ereção por tempo suficiente para a satisfação sexual.
Em conjunto, esses fatores compõem uma ereção de qualidade. Na disfunção erétil, ocorre basicamente o contrário.
Quase todos os homens têm alguma dificuldade ocasional, mas conseguem obter e manter uma ereção de qualidade na maioria das vezes. No entanto, se as dificuldades se tornam mais frequentes e as ereções passam a ser menos duradouras, ou ainda se o homem não consegue ter a ereção completa, pode ser que sofra de disfunção erétil.
Se esse for seu caso, não se sinta sozinho. Estima-se que até 30 milhões de homens nos Estados Unidos sofram ou sofreram de pelo menos algum grau dessa disfunção.
Se você observar mudanças em suas ereções, faça algo para resolver o problema: fale com seu médico e saiba mais sobre a disfunção erétil.
Você saberá, por exemplo, que algumas situações ou doenças podem favorecer ou causar disfunção erétil, como o diabetes, a hipertensão arterial, a doença cardíaca, o hábito de fumar e a idade.