Atendimento: 3302-6650 | 99254-3035

Dr. Giuseppe #NaMídia

Novembro Azul chega com força, mostrando que “Saúde também é papo de homem”

Reforçando o tema ‘Saúde também é papo de homem’, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) lança, a partir do dia 1°, a campanha “Novembro Azul” 2022, movimento voltado à saúde do homem, com destaque para a importância do rastreio e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença registra, em média, 65 mil novos casos ao ano no Brasil e 480 no Amazonas. No Estado, o câncer de próstata figura no topo da lista com a maior incidência entre as neoplasias malignas para o sexo masculino, com uma taxa bruta de  22,23 diagnósticos para cada 100 mil homens.

O cirurgião urologista e presidente da seccional amazonense da Sociedade Brasileira de Urologia, Dr. Giuseppe Figliuolo, explica que o câncer de próstata continua sendo um tabu para os homens, que, em geral, só procuram ajuda médica quando apresentam algum sintoma, como urina represada, dores abdominais, aumento do volume abdominal, sangue na urina, jato urinário mais fraco e disfunção erétil, sinais que podem estar associados à doença, mas também a outras alterações no sistema reprodutor masculino ou no aparelho urinário.

“O grande desafio ao longo dos anos, tem sido levar os homens ao consultório médico. Levantamentos recentes têm ajudado a corroborar a tese de que homens morrem mais que as mulheres, em parte, por falta de cuidado com a saúde “, explica Figliuolo, que é doutor em saúde pública e tem quase 20 anos de experiência em uro-oncologia.

De acordo com ele, o rastreio, antes tratado como secundário, atualmente é considerado uma das principais armas para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e para a redução das mortes pela doença no mundo. “No Brasil, a SBU recomenda que, a partir dos 50 anos de idade, os homens façam a visita anual ao urologista para a avaliação clínica, que inclui o exame de toque retal e a análise de sangue (PSA). Para homens com alto risco, a exemplo daqueles cujo pai, irmãos, tios ou avôs, tiveram a doença, o rastreio deve ser iniciado aos 45 anos. O mesmo serve para os homens negros, os quais, por questões genéticas, têm maiores chances de desenvolver a alteração e figuram com maioria entre os diagnosticados com os tipos mais agressivos da doença”, explica.

Diagnosticado cedo, o câncer de próstata apresenta até 90% de chances de cura. O problema é que, no Brasil, a grande maioria dos casos é descoberta tardiamente, elevando o número de óbitos, que chega a 13,5% dos casos, sendo o segundo de maior letalidade, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Campanha

A campanha Novenbro Azul teve início no Brasil em 2003. O mês de novembro foi escolhido em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado no dia 17 do referido mês.

Em Manaus, o lançamento será realizado oficialmente dia 3, às 14h, através de uma videoconferência realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).  “Participarei da abertura tirando dúvidas e contribuindo com o debate sobre a ampliação das ações voltadas à saúde do homem”, frisou Figliuolo.

O bate-papo é voltado aos profissionais de saúde da Atenção Primária, e também poderá ser acompanhado pelo público em geral através do canal da Semsa no YouTube, por meio do link bit.ly/dialogosaps29 . No âmbito municipal, a Prefeitura de Manaus adotou o tema sugerido pelo Ministério da Saúde: “Homem, saúde é vida. Cuide-se de novembro a novembro”.

Além disso, uma vasta programação Educativa e assistencial, envolvendo instituições públicas e privadas, será divulgada ao longo do mês, com foco na conscientização da população masculina. “Precisamos democratizar as ações em saúde, de modo a atingir essa parcela da população de forma mais efetiva, garantindo orientação,  afastando o preconceito e promovendo o bem-estar e a longevidade aos homens”, concluiu Figliuolo.

Compartilhe:

#Artigo

Câncer de pênis: identificar e tratar lesões na fase inicial podem evitar amputações pela doença

#Artigo

Higienizar o pênis da forma adequada pode evitar o câncer e salvar vidas; FCecon registra casos avançados da doença

#Artigo

SBU lança campanha de combate ao câncer de pênis; doença acometeu 21,7 mil homens em 10 anos

#Artigo

Cirurgia segura envolve a escolha correta da anestesia e rigor ao seguir os cuidados pré-operatórios

#Artigo

Cirurgias têm chances de sucesso potencializadas quando orientações pós-operatórias são seguidas rigorosamente

#Artigo

”Em meio aos desafios da modernidade, priorizar os hábitos saudáveis e o bem-estar nunca foi tão importante”

#Artigo

Pequenos escapes de urina tem causas variadas e podem comprometer qualidade de vida dos pacientes

#Artigo

Novembro Azul chega ao fim com uma chamada à ação permanente pela saúde masculina 

#Artigo

Na FCecon, pesquisa inédita avaliará evolução do câncer de próstata

#Artigo

Apesar de altamente tratável na fase precoce, câncer de próstata ainda mata um homem a cada 40 minutos no Brasil

Saúde do Homem:

Além da prevenção contra o câncer de próstata

PRÉ AGENDAMENTOS

Sua saúde em primeiro lugar