Atendimento: 3302-6650 | 99254-3035

Dr. Giuseppe #NaMídia

”Em meio aos desafios da modernidade, priorizar os hábitos saudáveis e o bem-estar nunca foi tão importante”


Em um mundo cada vez mais dinâmico e apressado, a conscientização em saúde e a promoção de práticas saudáveis emergem como pilares fundamentais para uma sociedade equilibrada e salutar. Em meio aos desafios da modernidade, priorizar esses aspectos nunca foi tão importante, afirma o cirurgião uro-oncologista da Urocentro Manaus, Giuseppe Figliuolo.

Doutor em saúde pública, ele destaca que “inspirar mudanças positivas nos hábitos de vida é essencial, pois, essas transformações reverberam em benefícios para a sociedade como um todo”.

No clima de virada de ano, Figliuolo destaca que as mudanças nos hábitos do dia-a-dia devem constar na lista de prioridades para 2024. “Isso serve não apenas para melhorar a qualidade de vida pessoal, mas também para contribuir com a coletividade, criando novas rotinas que envolvam a todos e ajudando, assim, a prevenir uma série de doenças que vêm ganhando espaço entre as populações, criando indicadores preocupantes, como a obesidade, hipertensão, diabetes e doenças vasculares, além do câncer”, afirma Figliuolo.

Presidente da seccional amazonense da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Figliuolo destaca que, à medida que as pessoas se deparam com as pressões e demandas do mundo moderno, quem vêm acompanhadas do excesso de trabalho, falta de tempo para uma alimentação adequada e o sedentarismo, é essencial reconhecer que a prevenção é a chave para uma vida plena, contribuindo também para a longevidade.

“A conscientização em saúde não se trata apenas de lidar com doenças existentes ou pré-existentes, mas também de adotar um estilo de vida proativo, que fortaleça a resistência do corpo e da mente ao mesmo tempo, levando a um equilíbrio”, assegurou.

As práticas saudáveis vão desde uma alimentação adequada – incluindo a ingestão de pelo menos dois litros de água por dia e o consumo de alimentos mais naturais-, até a prática de atividade física regular, passando, ainda, pelo gerenciamento do estresse e garantindo medidas que privilegiem um sono adequado e momentos de lazer com a família e amigos.

“Muita gente tem uma rotina tão pesada, que, mesmo quando chega em casa, não consegue se desligar do trabalho, o que acaba comprometendo o convívio em família e o sono, principal momento de descanso do dia”, disse.

De acordo com ele, estudos comprovaram que atividades como yoga e meditação também podem ajudar. Além disso, outra dica é: uma boa leitura antes de dormir pode ser uma forma de se desligar um pouco da correria do dia-a-dia, ajudando a prevenir a insônia, fator de risco para problemas secundários importantes, como a ansiedade e a depressão, por exemplo.

“Ao promover a conscientização em saúde, estamos investindo na criação de uma cultura que valoriza o bem-estar, prevenindo doenças e promovendo uma vida plena. É hora de priorizar a saúde, não apenas como um recurso pessoal, mas, como um ativo coletivo”, disse o especialista.

Compartilhe:

#Artigo

Câncer de pênis: identificar e tratar lesões na fase inicial podem evitar amputações pela doença

#Artigo

Higienizar o pênis da forma adequada pode evitar o câncer e salvar vidas; FCecon registra casos avançados da doença

#Artigo

SBU lança campanha de combate ao câncer de pênis; doença acometeu 21,7 mil homens em 10 anos

#Artigo

Cirurgia segura envolve a escolha correta da anestesia e rigor ao seguir os cuidados pré-operatórios

#Artigo

Cirurgias têm chances de sucesso potencializadas quando orientações pós-operatórias são seguidas rigorosamente

#Artigo

”Em meio aos desafios da modernidade, priorizar os hábitos saudáveis e o bem-estar nunca foi tão importante”

#Artigo

Pequenos escapes de urina tem causas variadas e podem comprometer qualidade de vida dos pacientes

#Artigo

Novembro Azul chega ao fim com uma chamada à ação permanente pela saúde masculina 

#Artigo

Na FCecon, pesquisa inédita avaliará evolução do câncer de próstata

#Artigo

Apesar de altamente tratável na fase precoce, câncer de próstata ainda mata um homem a cada 40 minutos no Brasil

Saúde do Homem:

Além da prevenção contra o câncer de próstata

PRÉ AGENDAMENTOS

Sua saúde em primeiro lugar