Atendimento: 3302-6650 | 99254-3035

Dr. Giuseppe #NaMídia

Convênio permite que pacientes de Manaus sejam submetidos a cirurgias robóticas em hospitais de referência de SP

Um convênio celebrado entre a Clínica Urocentro Manaus e hospitais de referência de São Paulo (SP), tem possibilitado que pacientes do Amazonas, tenham acesso a uma das mais eficazes tecnologias disponíveis na área médica: a cirurgia robótica.

Cirurgião uro-oncologista da Urocentro Manaus e doutor em saúde pública, o médico Giuseppe Figliuolo explica que, apesar de a plataforma robótica ainda não estar disponível na capital manauara, os acordos de cooperação técnica têm garantido a adesão à terapia e ampliando o leque de opções de tratamento para pessoas com as mais diversas patologias tratadas pela especialidade de urologia.

Presidente da seccional amazonense da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Figliuolo destaca que ele e parte dos cirurgiões da Urocentro Manaus, submeteram-se, em Hospitais como a Beneficência Portuguesa de São Paulo e Israelita Albert Einstein, a treinamentos com robôs, nos últimos meses, como forma de capacitação.

O curso é dividido em vários módulos e é ofertado, geralmente, em unidades de saúde de referência na área cirúrgica em estados como São Paulo e Rio de Janeiro.

Vantagens

De acordo com ele, a plataforma robótica vem acompanhada de diversas vantagens. Entre elas, pouco sangramento durante a cirurgia, abordagem cirúrgica menos invasiva (com cortes de poucos centímetros) e mais precisa, recuperação e alta médica após curto período de internação e alta eficácia.

No caso da urologia, a técnica tem sido aplicada, por exemplo, em pacientes portadores dos cânceres de próstata, bexiga, rins e até em homens que desenvolvem a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), ente outras alterações. A indicação da abordagem leva em consideração diversos critérios médicos. Entre eles, a idade e quadro clínico de cada paciente.

“Optamos por firmar convênios cujos valores dos procedimentos não se diferenciassem muito dos indicados para as cirurgias convencionais ou mesmo por vídeo (vídeolaparoscopias), para que haja adesão e os amazonenses tenham a possibilidade de acessar uma tecnologia de ponta”, explicou.

Como é feita a cirurgia robótica

A modalidade de cirurgia robótica foi adotada no Brasil para o tratamento de doenças em meados de 2008. A técnica, criada nos Estados Unidos, é assistida por um robô, conduzido pelo cirurgião, a partir de uma cabine, utilizando pinças e braços mecânicos e atua em um campo mais preciso do corpo humano, resultando em menos riscos de sequelas e intercorrências e promovendo uma recuperação mais rápida do paciente, por se tratar de procedimento minimamente invasivo.

Compartilhe:

#Artigo

Câncer de pênis: identificar e tratar lesões na fase inicial podem evitar amputações pela doença

#Artigo

Higienizar o pênis da forma adequada pode evitar o câncer e salvar vidas; FCecon registra casos avançados da doença

#Artigo

SBU lança campanha de combate ao câncer de pênis; doença acometeu 21,7 mil homens em 10 anos

#Artigo

Cirurgia segura envolve a escolha correta da anestesia e rigor ao seguir os cuidados pré-operatórios

#Artigo

Cirurgias têm chances de sucesso potencializadas quando orientações pós-operatórias são seguidas rigorosamente

#Artigo

”Em meio aos desafios da modernidade, priorizar os hábitos saudáveis e o bem-estar nunca foi tão importante”

#Artigo

Pequenos escapes de urina tem causas variadas e podem comprometer qualidade de vida dos pacientes

#Artigo

Novembro Azul chega ao fim com uma chamada à ação permanente pela saúde masculina 

#Artigo

Na FCecon, pesquisa inédita avaliará evolução do câncer de próstata

#Artigo

Apesar de altamente tratável na fase precoce, câncer de próstata ainda mata um homem a cada 40 minutos no Brasil

Saúde do Homem:

Além da prevenção contra o câncer de próstata

PRÉ AGENDAMENTOS

Sua saúde em primeiro lugar