Atendimento: 3302-6650 | 99254-3035

Dr. Giuseppe #NaMídia

Cirurgia segura envolve a escolha correta da anestesia e rigor ao seguir os cuidados pré-operatórios

Em meio aos avanços na área médica, a importância da cirurgia segura é enfatizada para garantir o bem-estar dos pacientes. De acordo com o cirurgião uro-oncologista da Urocentro Manaus, Dr. Giuseppe Figliuolo, neste contexto, destaca-se a relevância dos tipos de anestesia e dos cuidados pré-operatórios, fatores que podem ser determinantes na eficácia das abordagens médicas.

Ele explica que a segurança do paciente é prioridade quando se trata da escolha do procedimento cirúrgico a ser adotado e do tipo de anestesia a ser utilizada. Por isso, fatores como doenças pré-existentes, idade e quadro clínico são levados em consideração, pois podem influenciar diretamente no processo de cura pós-operatório e até na eficácia da cirurgia .

“Ao indicar uma cirurgia para o tratamento de uma patologia, é importante explicar em detalhes ao paciente, como ela deve ocorrer. Assim, estabelecemos um vínculo de confiança, criando uma expectativa positiva e minimizando os medos associados aos procedimentos”, disse o especialista.

Segundo o uro-oncologista, dentre os diferentes tipos de anestesia, desde a local até a geral, a escolha é personalizada, considerando as necessidades individuais do paciente.

“Outro fator que ajuda a determinar o caminho a ser seguido é o estadiamento (extensão) da doença. Nos casos mais comuns dentro da especialidade de urologia, estão os tumores malignos renais, da bexiga e da próstata. Com a doença localizada, a abordagem é mais simples e menos invasiva. O tipo de anestesia também entra em discussão após essa análise”, explica.

Apesar de ser comum a utilização de cirurgia geral , raquianestesia e peridural em procedimentos oncológicos, por exemplo, Figliuolo destaca que há abordagens na urologia que necessitam apenas de cirurgia local .

Entre elas, estão os procedimentos ambulatoriais, considerados mais simples e de rápida recuperação geralmente, como a circuncisão, biópsias de próstata (cada caso é analisado individualmente), e a remoção de pequenos tumores ou lesões. 

“A viabilidade da anestesia local depende da complexidade da cirurgia, da saúde geral do paciente e das preferências médicas”, ressalta o especialista.

*Cuidados pré-operatórios*

Doutor em saúde pública e presidente da seccional amazonense da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Giuseppe Figliuolo reforça que os cuidados pré-operatórios desempenham um papel essencial no sucesso da cirurgia. 

De acordo com ele, avaliações médicas completas, exames específicos e orientações que levam em conta o perfil de cada paciente, fazem parte do processo de avaliação que ocorre antes das cirurgias. 

“Além da avaliação, seguir as orientações médicas pré-operatórias garante que o paciente alcance as condições ideais para ser submetido a uma cirurgia. Isso serve para os procedimentos mais simples e também para os mais complexos”, frisou.

As recomendações podem incluir: jejum, suspensão de alguns medicamentos de uso contínuo, realização de exames variados, restrição de atividades físicas, suspensão do tabagismo, dieta restritiva, uso de medicações, entre outros.

“As recomendações podem variar , de caso a caso, dependendo do tipo de cirurgia. É um passo importante, inclusive, para evitar adversidades durante os procedimentos. Por isso, é essencial tirar todas as dúvidas com o cirurgião , para que não haja falhas que possam resultar na suspensão dessas abordagens”, concluiu Figliuolo.

Compartilhe:

#Artigo

Câncer de pênis: identificar e tratar lesões na fase inicial podem evitar amputações pela doença

#Artigo

Higienizar o pênis da forma adequada pode evitar o câncer e salvar vidas; FCecon registra casos avançados da doença

#Artigo

SBU lança campanha de combate ao câncer de pênis; doença acometeu 21,7 mil homens em 10 anos

#Artigo

Cirurgia segura envolve a escolha correta da anestesia e rigor ao seguir os cuidados pré-operatórios

#Artigo

Cirurgias têm chances de sucesso potencializadas quando orientações pós-operatórias são seguidas rigorosamente

#Artigo

”Em meio aos desafios da modernidade, priorizar os hábitos saudáveis e o bem-estar nunca foi tão importante”

#Artigo

Pequenos escapes de urina tem causas variadas e podem comprometer qualidade de vida dos pacientes

#Artigo

Novembro Azul chega ao fim com uma chamada à ação permanente pela saúde masculina 

#Artigo

Na FCecon, pesquisa inédita avaliará evolução do câncer de próstata

#Artigo

Apesar de altamente tratável na fase precoce, câncer de próstata ainda mata um homem a cada 40 minutos no Brasil

Saúde do Homem:

Além da prevenção contra o câncer de próstata

PRÉ AGENDAMENTOS

Sua saúde em primeiro lugar