Urologia

A UROLOGIA é a especialidade médica que trata do aparelho genital masculino (próstata; testículos; pênis; vesículas seminais e deferentes) e do aparelho urinário masculino e feminino (rins,; bexiga; ureteres; uretra). É uma das especialidades médicas que mais cresceu ao longo dos ultimos 10 anos. O desenvolvimento foi tanto que a área de atuação dos Urologistas hoje, com novas tecnologias se subdividiu em sub-especialidades, tais como:

Uro-Oncologia – É a àrea oncológica da Urologia responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer de testículos, pênis, próstata, uretra, bexiga, ureteres, rins e supra-renais, utilizando técnicas muitas vezes, minimamante invasivas.

Andrologia – Trata da saúde do homem sob o aspecto da função sexual e fertilidade. Nessa área são abordados temas como ejaculação precoce, impotência sexual e dificuldade do casal para engravidar. Engloba também, o tratamento cirúrgico para controle da natalidade (vasectomia) e sua reversão. A varicocelectomia, principal causa de infertilidade masculina, é tratada utilizando técnicas microcirúrgicas, otimizando o resultado do tartamento com maior sucesso de gravidez. A impotência sexual, tratada com medicações orais e/ou injetáveis, também pode ser resolvida com implantes de próteses penianas semi-rígidas ou infláveis.

Endourologia – É uma area que aborda principalmente técnicas minimamente invasivas. A abordagem é feita através de endoscópios rígidos ou flexíveis que são introduzidos pela uretra (canal da urina) para atingir o ponto de tratamento sem necessidade de cortes para acesso cirúrgico ou utilizando acesso mínimo (técnica percutânea).

Usando esta técnica é possível também fazer exames diagnósticos como CISTOSCOPIA / ou tratar doenças como:

  • Litíase urinária (cálculo renal, ureteral ou da bexiga). A energia LASER pode ser utilizada para fragmentação de cálculos em todos esses segmentos (renal, ureteral e bexiga).
  • Tumores de bexiga
  • Hiperplasia (crescimento) Benigno da Próstata – também conhecida como HPB.
  • Refluxo vésico ureteral (RVU)
  • Estenose de uretra

Uroginecologia – Aborda as afecções clínicas e cirúrgicas do trato urinário feminino. São pontos de interesse maior nessa área doenças da bexiga como incontinência urinária (perda de urina) que ocorre aos esforços físicos (incluindo tosse) ou por causas neurológicas.

O tratamento cirúrgico da incontinência urinária pode ser realizado na maioria das vezes utilizando as técnicas minimamente invasivas com resultados clínico e cosmético muito bons. Aqui estão incluídos a colocação de sling via transobturatória (TOT) e retropúbica (TVT).

Também inclui a investigação e o tratamento / prevenção das infecções urinárias de repetição, patologia mais comum nas mulheres do que em homens.

Vídeo laparoscopia – Não se trata de uma área específica da urologia, mas sim de uma técnica cirúrgica que pode ser aplicada em diversas doenças do trato urinário antes abordado com procedimentos cirúrgicos convencionais (cirurgia aberta). Por meio dela é possível realizar cirurgias de grande porte como cirurgias de rim, próstata e bexiga utilizando técnicas minimamente invasivas. O acesso é feito através de pequenos cortes por onde são introduzidos os aparelhos cirúrgicos e a ótica de vídeo para visualização das estruturas internas do corpo em um monitor externo.

Utilizando a vídeolaparoscopia podemos realizar exames diagnósticos e tratar doenças como:

  • Estenose de JUP (junção uretero –piélica)
  • Câncer renal
  • Câncer de próstata
  • Divertículo de bexiga
  • Cisto renal
  • Retirada de cálculos volumosos na pelve renal ou ureter

Uropediatria – Trata das afecções urinárias de pacientes abaixo de 12 anos. Incluem as infecções urinárias de repetição na infância; enurese noturna (micções noturnas na cama, descontroladas); fimoses; malformações congênitas como hidornefrone (dilatação renal) causadas por estenose de juncão uretero-piélica (JUP), válvula de uretra posterior e refluxo vésico-ureteral.

Transplante Renal – Os Urologistas que atuam nesta sub àrea, realizam transplantes renais a partir de doadores vivos relacionados e não relacionados ou doação pós mortem, implantando os enxertos nos receptores que serão posteriormente acompanhados pelos Nefrologistas.

Fonte: http://www.sbu.org.br/publico/?o-que-e-urologia / http://www.urologiacub.com.br/?p=post_view&id=18

Compartilhe:

#Artigo

Check-up médico é a chave para prevenir e evitar o agravamento de doenças

#Artigo

Homens ainda resistem ao urologista; mitos e tabus precisam ser quebrados

#Artigo

Câncer de próstata: tumores de alto grau predominam na estatística

#Artigo

Novembro Azul está chegando para abordar a saúde do homem em sua integralidade

#Artigo

Tomografia e exame de urina são aliados no rastreio de cálculos renais

#Artigo

#VemProUro: campanha voltada ao público infantil chama a atenção para os cânceres urológicos em crianças e adolescentes

#Artigo

Uso indiscriminado de diuréticos pode causar danos à saúde e levar à morte

#Artigo

Saúde e sexualidade: Pesquisa divulgada pela SBU revela que 52% dos homens já falharam na ‘hora H’

#Artigo

SBU alerta: mais de 50% dos casos de câncer de bexiga estão relacionados ao tabagismo

#Artigo

Câncer de rim: doença tem atingido cada vez mais pessoas jovens, o que sugere a necessidade de ampliar a prevenção

Saúde do Homem:

Além da prevenção contra o câncer de próstata

PRÉ AGENDAMENTOS

Sua saúde em primeiro lugar