Atendimento: 3302-6650 | 99254-3035

Dr. Giuseppe #NaMídia

Cirurgias têm chances de sucesso potencializadas quando orientações pós-operatórias são seguidas rigorosamente

Manter uma alimentação equilibrada, respeitar o período de repouso, manter as incisões ou feridas limpas e seguir atentamente a prescrição médica, são detalhes que fazem toda a diferença no pós-operatório, contribuindo para que procedimentos cirúrgicos, de forma geral, tenham as chances de tornarem-se bem-sucedidos, aumentadas significativamente. A informação é do uro-oncologista da Urocentro Manaus, Dr. Giuseppe Figliuolo.

A alimentação pós-operatória, por exemplo, desempenha papel fundamental na recuperação e na prevenção de complicações pós-operatórias, afirma Figliuolo. Doutor em saúde pública, o especialista explica que alguns pacientes precisam passar por restrições alimentares durante essa etapa do tratamento. Por isso, é importante seguir à risca as orientações médicas nutricionais.

Entre os pontos destacados por Figliuolo, está a hidratação como forma prioritária. Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), seccional Amazonas, ele assegura que a ingestão de água além de prevenir a desidratação, suaviza o processo de cicatrização, auxiliando, ainda, na eliminação de impurezas e toxinas do corpo.

Outro ponto levantado por Figliuolo é quanto aos nutrientes. Proteínas, vitaminas e minerais desempenham um papel essencial na regeneração celular e fortalecimento do sistema imunológico, promovendo uma recuperação mais rápida.

“É importante destacar que a escolha por alimentos de fácil digestão e texturas suaves minimiza o desconforto durante a mastigação e a digestão. Para pacientes que estão se recuperando de procedimentos muito invasivos, é uma opção interessante”, reforça .

Ele também recomenda a redução de alimentos processados e ricos em açúcar no período, pois podem privilegiar o surgimento de inflamações, retardando, assim, a cicatrização.

Recomendações gerais

Figliuolo afirma que, a maior parte dos procedimentos, requer recomendações simples, porém, fundamentais para evitar complicações no período pós-operatórios.

São elas: manter-se hidratado; manter uma alimentação balanceada; repousar pelo tempo indicado; utilizar os medicamentos prescritos nos horários indicados; seguir as orientações médicas quanto à limpeza de feridas e incisões; evitar esforço físico intenso; monitorar eventuais sintomas (febre, vômito, vermelhidão no local da abordagem, entre outros ) e informar ao médico caso eles ocorram; seguir todas as instruções; comparecer às consultas de retorno; não negligenciar qualquer alteração anormal.

“É essencial lembrar que essas são as diretrizes gerais, mas, cada caso é um caso e existem orientações mais específicas, a depender do quadro clínico de cada paciente, patologia que está sendo tratada, idade, entre outros fatores. Cada paciente tem suas particularidades”, concluiu o especialista.

Compartilhe:

#Artigo

Câncer de pênis: identificar e tratar lesões na fase inicial podem evitar amputações pela doença

#Artigo

Higienizar o pênis da forma adequada pode evitar o câncer e salvar vidas; FCecon registra casos avançados da doença

#Artigo

SBU lança campanha de combate ao câncer de pênis; doença acometeu 21,7 mil homens em 10 anos

#Artigo

Cirurgia segura envolve a escolha correta da anestesia e rigor ao seguir os cuidados pré-operatórios

#Artigo

Cirurgias têm chances de sucesso potencializadas quando orientações pós-operatórias são seguidas rigorosamente

#Artigo

”Em meio aos desafios da modernidade, priorizar os hábitos saudáveis e o bem-estar nunca foi tão importante”

#Artigo

Pequenos escapes de urina tem causas variadas e podem comprometer qualidade de vida dos pacientes

#Artigo

Novembro Azul chega ao fim com uma chamada à ação permanente pela saúde masculina 

#Artigo

Na FCecon, pesquisa inédita avaliará evolução do câncer de próstata

#Artigo

Apesar de altamente tratável na fase precoce, câncer de próstata ainda mata um homem a cada 40 minutos no Brasil

Saúde do Homem:

Além da prevenção contra o câncer de próstata

PRÉ AGENDAMENTOS

Sua saúde em primeiro lugar