Sem categoria

Cálculos na bexiga

O que é Cálculos na bexiga?

Cálculos na bexiga são massas duras de minerais que se concentram na bexiga. Também chamadas de pedras na bexiga, os cálculos se desenvolvem quando a urina na bexiga torna-se concentrada, fazendo com que os minerais presentem naturalmente na urina se cristalizem.

Cerca de 85% das pedras na bexiga são compostas de cálcio e o restante é composto de várias substâncias, incluindo ácido úrico, cistina ou estruvita (mistura de magnésio, de amónio e fosfato).

Causas

A formação de pedras na bexiga pode ser um sintoma secundário de um problema subjacente do trato urinário. Condições que podem contribuir para pedras na bexiga são:

• Aumento da próstata
  • Bexiga neurogênica, uma condição que afeta os nervos que mandam mensagens de transporte do cérebro para os músculos de sua bexiga
  • Músculos da bexiga enfraquecidos
  • Inflamações no trato urinário
  • Cateter urinário ou a inserção de outros objetos no canal da urina
  • Cálculo renal.

Fatores de risco

Mais de 95% dos casos de cálculo na bexiga são pessoas do sexo masculino, na faixa dos 80 anos e que têm problemas com a próstata. No entanto, até mesmo homens na meia idade podem desenvolver pedras se fazem uma dieta rica em gordura e açúcar.

Outros fatores de risco são infecções na bexiga ou trato urinário – especialmente comum em mulheres – e danos na uretra causados por doença ou trauma.

Sintomas de Cálculos na bexiga

Os cálculos na bexiga podem não causar qualquer sintoma, principalmente se são muito pequenos. Mas se uma pedra irritar a parede da bexiga ou bloquear o fluxo de urina, os seguintes sintomas podem se desenvolver:

• Dor abdominal (baixo abdômen)
  • Dor ou desconforto no pênis
  • Dor ao urinar
  • Micção frequente
  • Dificuldade em urinar ou interrupção do fluxo de urina
  • Sangue na urina
  • Urina turva ou de cor anormalmente escura.

Crédito: Minha Vida