Prevenção câncer de próstata

O que é Câncer de Próstata?
O câncer de próstata é a neoplasia maligna mais comum entre os homens. Ocorre quando células de uma glândula chamada próstata começam a se multiplicar de forma desordenada.

Qual a frequência para urinar?
Quantas vezes acorda a noite?
O jato da urina diminuiu?
Tem sensação de esvaziamento da bexiga ou de que sobrou urina?
Costuma ter urgência para urinar?

Exame de toque
No exame de toque, o médico introduz o dedo através do ânus, fazendo a palpação da superfície da próstata à procura de caroços. O exame é rápido e indolor, mas o paciente costuma sentir maior desejo para urinar.

Sintomas
O câncer inicial não tem sintomas, mas depois pode começar a sentir uma obstrução da passagem da urina ou irritação na bexiga. Quando o tumor se estende para fora da próstata, acaba atingindo os ossos, gerando dor óssea.

Quando o tumor se estende para fora da próstata, o tratamento passa a ser hormonal, ou seja, o hormônio masculino deve ser diminuído com castração cirurgia, quando há remoção dos testículos ou com castração farmacológica, através de remédios.

Fatores de risco
Alimentação rica em gordura animal. Histórico familiar da doença. Caso algum parente próximo tenha tido o problema, as chances de desenvolver o câncer é cinco vezes maior.

Prevenção
A partir dos 40 anos, todos os homens devem fazer o exame de toque. Se detectado no início, há 90% de chances de cura. Os médicos recomendam que a visita a um urologista comece na adolescência.

Exame Preventivo